Se você sempre sonhou em capturar imagens de tirar o fôlego ou filmar suas aventuras de uma nova perspectiva, o DJI Neo pode ser o parceiro dos seus sonhos. Entre tantos adjetivos, a facilidade de uso é sem dúvida algo que o aproxima da geração ligada em mídias sociais, mas será que ele entrega tudo o que promete? Vamos decolar juntos nessa avaliação e descobrir!
Tabela de Conteúdo
Vá para a seção clicando no título da seção abaixo:
Se tivéssemos que resumir o DJI Neo em poucas palavras, diríamos que ele foi feito para pessoas que querem filmar e tirar fotos com drone, mas sem ter que aprender de fato a usar um drone! Se identificou com isso? Então veja se ele foi feito pra você!
Design e Primeiras Impressões: Pequeno, Estiloso e Pronto Para Voar!

O DJI Neo é incrivelmente compacto e leve. Pesando cerca de 135g, é certamente o drone mais leve e compacto da DJI até o momento, e ideal para levar em qualquer lugar.
Possui “pequenos traços” da estética futurista de seu irmão maior DJI Avata 2, com aquela proteção integrada envolvendo permanentemente as hélices, e apesar de seu tamanho compacto, o Neo nos passa de imediato uma impressão de robustez por conta dos materiais de qualidade utilizados na fabricação.
Apesar da impossibilidade de utilizarmos cartões de expansão de memória (sim, o Neo não possui slot de expansão), ele vem equipado com memória interna de 22GB, que segundo o fabricante, é suficiente para 40min de vídeo em 4K a 30 fps ou 55 minutos de vídeo em 1080p a 60 fps.
Ainda em relação ao seu design, listamos algumas características possíveis de serem observadas em um rápido tour:
- Parte frontal: a câmera é estabilizada mecanicamente em seu eixo vertical, enquanto a eletrônica se encarrega da estabilização horizontal.
- Parte de cima: possui botões para alimentação e para selecionar os diversos modos de voo autônomos, com alguns pequenos pictogramas (aqueles pequenos símbolos utilizados para representar algo), e luzes indicativas.
- Parte debaixo: é o onde fica a bateria removível e os sensores ópticos, necessários para o correto posicionamento do drone e aquele pouso suave em sua mão.
O DJI Neo foi projetado para ser super fácil de usar: é capaz de operar sem um controle remoto, com decolagem e pouso na palma da mão, possui rastreamento de assuntos com IA (acredite, seus vídeos nunca mais serão os mesmos com essa função), QuickShots, oferece vídeo ultra-estabilizado 4K e tempo de voo de até 18 minutos.
Adiante iremos explorar algumas dessas funcionalidades, daí você vai entender o porquê deste novo drone da DJI estar sendo considerado um verdadeiro divisor de águas para os criadores de conteúdo.
No Ar ao Toque de Um Botão
Quando definimos que o DJI Neo foi feito pra pessoas que querem usar um drone, mas sem que precisem “aprender” a usar um drone, é disso que estamos falando: pressione um simples botão, selecione o modo drone automático, o tipo de disparo (fotos e vídeo), e deixe o resto por conta do Neo. Tudo isso sem precisar de qualquer tipo de controle. Simples assim!

Embora a operação do Neo seja super simples e dispense o uso de controle remoto, ele também pode ser emparelhado com o aplicativo DJI Fly, controladores remotos, DJI RC Motion e DJI Goggles, possibilitando um maior controle do voo e do uso da câmera.
Através de uma conexão Wi-Fi com seu smartphone, é possível controlar o DJI Neo usando joysticks virtuais diretamente na interface do aplicativo DJI Fly, por uma distância de até 50 metros. Através do aplicativo você também consegue definir a distância e o ângulo de rastreamento do “alvo”, dando total liberdade para fotografar à diferentes distâncias.
Outra ótima opção de uso do DJI Neo é quando o combinamos com o controle DJI RC-N3. Isso faz com que ele possa atingir uma distância máxima de transmissão de vídeo de até 10km, levando o uso do Neo para outro patamar em termos de captura de imagens.
E para aqueles que preferem uma experiência de uso mais imersiva de um drone, o Neo também funciona em conjunto com o DJI Goggles e o RC Motion, permitindo que manobras e acrobacias em espaços apertados sejam realizadas com muito mais facilidade.
Por fim, vale ressaltar que todos esses acessórios são dispensáveis para a operação do DJI Neo, e inclusive, se essa for a sua primeira experiência com drones, recomendamos fortemente que não compre qualquer tipo de acessório extra. Para criadores de conteúdo que desejam gravar sozinho, em ambiente interno ou externo, mas com total liberdade de movimentos, às funcionalidades que já acompanham o drone são mais que suficientes.
DJI Neo: Modos de Voo Autônomos
Aqui é o onde o DJI Neo se diferencia de seus irmãos maiores em termos de uso: ele possui vários modos de voo autonômos, todos facilmente selecionáveis através de botão dedicado na parte superior do drone, ou ainda, através do aplicativo DJI Fly.
São seis modos diferentes, sendo que um deles permite personalização adicional de duas novas funções, totalizando então oito modos de voo. Entre esses modos estão os famosos QuickShots, especialmente útil para capturar vídeos dinâmicos com percurso de voo pré-programados.
Vamos dar uma olhada mais de perto nessas opções e deixar sua mente de criador de conteúdo cheia de planos:
| Modos | Função |
|---|---|
| Rastreio | O DJI Neo segue o assunto por trás, enquanto o grava automaticamente. |
| Dronie | O Neo irá manter a câmera voltada para a posição original do assunto, grava um vídeo voando para trás e, em seguida, grava outro vídeo voando pra frente. |
| Órbita | Como o nome sujere, o drone cincunda o assunto, oferecendo uma perspectiva completamente dinâmica. |
| Foquete | Nesso modo, o DJI Neo sobe verticalmente, enquanto mantem a câmera apontada para o assunto. |
| Spotlight | O drone irá pairar logo após a decolagem e gravará um vídeo com a câmera virada para o assunto. |
| Personalizado (DirectionTrack) | Esse modo coloca o drone na frente do assunto. Basta posicionar o drone no ângulo desejado para você e o Neo manterá essa posição continuamente. |
| Personalizado (Espiral) | O DJI Neo faz uma espiral em torno do assunto, criando um efeito visual único. |
| Personalizado (Boomerang) | Este modo faz com que o drone circule ao redor do assunto como um boomerang, oferecendo uma interessante vista panorâmica. |
Em alguns casos, dependendo do modo de voo escolhido, você poderá ajustar alguns parâmetros como distância de voo e altitude, ou decidir se o Neo ficará parado ou girando em torno do assunto.
São várias as opções de uso, mas todas muito simples de entender e executar! Se você realmente estiver pensando na possibilidade de incluir um drone em sua lista de gadgets que te ajudariam na criação de novos conteúdo, dê um play no excelente vídeo do canal @MochilaCheia (ele vai explodir sua mente).
Bateria e Tempo de Voo: Dá Para Explorar o Céu Sem Pressa?

Quer uma resposta direta e simples? Infelizmente seu tempo de exploração será curto! Mas sejamos sinceros, até aqui você já deve de ter percebido que tamanhas facilidades o colocam em uma categoria bem diferente de seus irmãos maiores (e pensar que o DJI Mini, que já era Mini por excelência, agora nos parece grande).
Ele é equipado com uma bateria de 1435 mAh, que segundo o fabricante fornece ao drone cerca de 18min de autonomia, mas que na prática tem demonstrado resultados ainda menores: em média 15min.
Pode parecer pouco para uns, adequado para outros, mas na verdade tudo vai depender do tipo de uso. Se a idéia é usá-lo no modo autônomo para tirar alguns QuickShots de vez em quando, e gravar vídeos de curta duração, uma única bateria pode ser o suficiente pra te manter entretido. Por outro lado, se pretende fazer longos rastreamentos ou ainda, pilotar no modo manual, te aconselhamos a considerar comprar a versão com o pacote Fly More ou algumas baterias extras.
Quanto a recarga, o DJI Neo permite que ela seja realizada diretamente no drone, ou seja, conectando-o diretamente ao carregador, e normalmente dura em média 50min para a carga completa.
Vale a Pena Investir no DJI Neo?
A resposta a essa pergunta é complexa, porque está intimamente ligada ao seu perfil de uso. A decisão de compra do DJI Neo deve primeiro levar em consideração o seu posicionamento no mercado de drones. Se for comprar apenas olhando o preço, tem grandes chances de se arrepender, mas se pesquisar, e entender suas características e limitações, certamente fará bom negócio.
O Neo não é um brinquedinho caro, podendo ser usado sim como uma poderosa ferramenta de trabalho, desde que respeitadas suas características. Ele foi projetado para a era das redes sociais, não para ser utilizado em trabalhos onde a qualidade de vídeo precisa ser impecável, com uso de estabilizadores de três eixos ou ainda, com a possíbilidade de se obter arquivos em RAW para pós produção.
Ele foi feito pra uso com os amigos, pra te acompanhar naquela corridinha matinal, pra takes do dia a dia, pra te ajudar a gravar diversos conteúdos sozinho, simples de operar e muito fácil de transportar.
Dito isso, vale sim a pena investir em um Neo, mas se você quer levar ele pra filmar aquela cachoeira de 250m de altura, fazendo acrobacias de tirar o folego e num belo dia de ventania, prepare-se pra ficar sem ele.
Conclusão: O DJI Neo Vai Ser Seu Novo Gadget Favorito?
O assunto drone, e gadgets em geral, constumam ser densos por natureza, porque simplesmente são cercados de requesitos técnicos e despertam paixões e discussões acaloradas em torno de seu uso.
Existem várias questões técnicas em torno do DJI Neo que deliberadamente optamos por não abordar aqui, justamente para que o artigo não se perdesse em torno do tema inicial, que é trazer conhecimento pra quem apenas gostaria de incluir um drone em sua rotina como criador de conteúdo, mas que não precisa entender sobre a “escala de resistência máxima ao vento” que classifica o Neo como nível 4.
Mais uma vez, esperamos que tenha sido leve chegar até aqui! Agora, se você como nós se apaixonou pela ideia de ter um Neo, mas está sem grana, comece a torcer pra seu amigo(a) dar um pulinho na terra do Tio Sam e te fazer um agrado (amigo e pra essas coisas).
Se você tiver algo a nos dizer ou quiser compartilhar esse artigo, sinta-se à vontade. Adoraríamos te ouvir ou receber um Olá!
Até a próxima!
Aqui no YouJoy temos um monte de artigos sobre os mais diversos assuntos, todos organizados e escritos especialmente pra você! Enjoy!😉




